quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conceituando Wikipédia e wikidicionário

              Pode-se dizer que a Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe on-line, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas voluntárias de diversas regiões do mundo. Ela foi construída a partir do conceito wiki que se refere a um software criado para permitir que várias pessoas editem, juntas uma mesma página web, algumas vezes, fala-se também em conceito wiki para indicar o processo de produção coletiva de um hipertexto.
            Essa enciclopédia possui um alto grau de confiabilidade, porém, como outra qualquer, deve-se olhar criticamente para as informações que são apresentadas, verificando outras fontes e comparando dados a fim de que se possa ter informações verdadeiras.
            Para utilizá-la é muito fácil, é só digitar seu endereço na internet (http://pt.wikipedia.org) e navegar em busca do que se deseja pesquisar.
           Parecido com a Wikipédia, temos o wikidicinário. Ele facilita a pesquisa de verbetes de dicionários dando informações completas do vocábulo desejado.


Num mundo wiki, uma escola idem - Parte I
Ballbino (2007), para compreender a Wikipedia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse e propriedade de uma elite - da qual podemos ou não nos sentir parte.
Em se tratando de Wikipédia, podemos dizer que ela é uma enciclopédia que contém praticamente todas as informações que se possa buscar. É um excelente instrumento de pesquisa que nos ajuda no dia a dia com facilidade e rapidez proporcionando grandes contribuições na busca de informações e isto não desvaloriza o livro é apenas uma forma diferenciada ao acesso a informação, considerando também que a tecnologia está presente e é importante fazer o uso da mesma que pode contribuir muito para o conhecimento.
Dessa forma, de acordo com o autor, a Wikipédia é uma experiência colaborativa e radical: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes.
Para finalizar é válido dizer que a fiscalização dos trabalhos publicados na Wikipédia é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário