terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que é Curriculo?


    As mudanças do mundo contemporâneo, especialmente no que tange à quantidade de informações produzidas, a introdução das mais variadas formas de comunicação midiática, modificam o sentido do saber, e propõem outros caminhos para se chegar ao conhecimento. Nesse sentido cabe a escola definir por meio do currículo as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas nos alunos.
O termo currículo é definido por Dermeval Saviani[1] (2002, p. 67) como um conceito que tradicionalmente pode ser entendido como a relação das disciplinas que compõem um curso ou a relação dos assuntos que constituem uma disciplina, no que ele coincide com programa. Ou seja, o saber escolar se manifesta por meio do currículo, que em última instância, garante a escola o desempenho de sua principal função, isto é, viabilizar as condições de transmissão e assimilação dos conhecimentos.


[1] SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário