quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis


PEREIRA, Silvio da Costa – UFSC
GT-16: Educação e Comunicação
Agência Financiadora: CNPq
Disponível em: 

 Silvio da Costa Pereira em seu artigo intitulado “Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis” reflete sobre a presença dos meios de comunicação na vida das pessoas e sua apropriação de forma crítica e criativa.
Nesse sentido o autor sugere uma reflexão ao escolher quais mídias são mais apropriadas às nossas necessidades pessoais e coletivas, quais usos deseja-se dar a cada uma, ou quais usos pretende-se evitar. Nesse estudo o autor teve como objetivo mapear os trabalhos que vinham sendo realizados com, sobre ou através das mídias nas escolas de ensino fundamental da cidade de Florianópolis e depois conhecer em detalhes algumas destas atividades. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa buscou-se dados gerais a respeito dos usos das mídias nas escolas.  E a segunda a partir dos dados obtidos na primeira, foi escolhido  três escolas (uma municipal, uma estadual e uma particular) nas quais pôde-se  aprofundar as observações. Em todas as três haviam trabalhos sendo realizados com, sobre ou através das diversas mídias, bem como salas de computadores em uso.
            Para tanto Pereira se respaldou em um suporte teórico para validar seus pressupostos, como Belloni (2005, p. 7) que constata que a introdução das tecnologias de informação e comunicação ao longo do século 20 trouxe para o cotidiano das pessoas uma série de mudanças nos modos de acesso ao conhecimento, nas formas de relacionamento interpessoal, nas instituições e processos sociais, entre outras. A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para
o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão. Citando Porcher e Friedmann, a autora destaca que o mundo contemporâneo é caracterizado por uma tecnificação crescente, não só do mundo do trabalho, “mas das outras esferas da vida social, o lazer, a cultura, as relações pessoais” (BELLONI, 2005, p. 17).
Enfim, nesse cenário, o autor salienta que a escola, a família, os grupos sociais e os meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias. As tecnologias de informação e comunicação mudaram a vida das pessoas, e por isso cada vez mais indivíduos têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário